domingo, 10 de março de 2024

 MÉTODO CINTÍFICO

 O método científico existe para auxiliar na construção do conhecimento científico, que se desenvolve a partir do surgimento de questionamentos ou de problemas a serem resolvidos.
 Para isso, existe um conjunto de ações ou etapas que devem ser seguidas para que o referido problema ou pergunta seja resolvido. A aplicação desse método sistemático garante que os testes sejam repetidos por pesquisadores diferentes e que se obtenham os mesmos resultados esperados.
As etapas do método são:

1ª Etapa: Observação criteriosa


2ª Etapa: Questionamento

3ª Etapa: Hipótese

4ª Etapa: Experimento 

5ª Etapa: Verificação

6ª Etapa: Previsão

7ª Etapa: Conclusão

O quadrinho abaixo mostra o processo das etapas do método científico:
 

O método científico surgiu no século XII, com o trabalho de filósofos como Roger Bacon (1214 - 1294), e René Descartes (1596 - 1650) e de cientistas como Galileu Galilei (1564 - 1642), Robert Boyle (1627 - 1691) e Antoine Laurent de Lavoisier (1743 - 1794). 


René Descartes

(Renatus Cartesius, em latim) 

Filósofo, físico e matemático. 

- Antigamente vários dentre os famosos pesquisadores, cientistas, historiadores, entre outros, cumpriam várias funções dentro de suas áreas. 

 O nascimento de René Descartes, Em 1596 e na província de HayeFrança, foi conturbado pela orfandade, proporcionada pela sua mãe. Por isso viveu com o pai, que deu uma esplêndida educação. Descartes logo teve contato com matérias como Filosofia e Matemática, se formando na Universidade de Poitier. 

 Após sua formatura, o Filosofo envolveu-se com a carreira militar, por mais de um ano, alistado no exército.

 Quando tinha 33 anos (em 1629), Descartes acabou por escrever um livro chamado "Tratado sobre o mundo"René, decidiu não publicar o documento sobre ciência natural, que sustentava uma tese heliocêntrica, devido ao processo e à condenação enfrentados por Galileu Galilei

Em terras nórdicas,  a desempenhar um trabalho de conselheiro de Rainha Cristina

O  francêsRené Descartes faleceu, no ano de 1650 devido a uma grave pneumonia causada pelo rigoroso inverno na Suécia. Após o acontecimento, em 1663, alguns de seus livros são proibidos pela Igreja Católica.

Descartes transformou profundamente o pensamento filosófico moderno, dando origem à tradição racionalista, que sustenta que o conhecimento racional é inato ao ser humano. Ele concebeu o ser humano como composto por uma dualidade psicofísica, isto é, por uma mente ou alma e um corpo.

Principais concepções de René Descartes:

A razão é inata ao ser humano; portanto, nascemos com ideias racionais embutidas em nosso intelecto. A diferença na inteligência entre as pessoas reside na forma como utilizamos essa capacidade.

Obras de René Descartes:

• Discurso do Método (texto curto) 

• Meditações Metafísicas (livro) 

• Princípios da Filosofia (livro)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

HIDROSFERA

HIDRO SFERA   A palavra hidrosfera é originária do grego e tem como significado “esfera da água”, pois hidros significa água e fera signific...